terça-feira, 2 de outubro de 2012

Uiiiiiiiii, com a correria de mulher trabalhadora, estudante, noivinha, uiiiii, enfim, estou aqui para mais uma postagem.


O que ando fazendo:
  

Enxoval e outros preparativos para o casamento. Comprei travesseiros com a tal tecnologia Nasa é muito gostoso e confortável dormir com eles.Tenho dois jogos de mantimentos da Tupperware muito bonito e prático ai estão dois deles. Quando estiver com minha casa montada venho falar novamente sobre eles, num post com o Tema Porta Mantimentos.

Um bolerinho de linha para usar com a blusa de oncinhas, está quase pronto e está ficando muito fofo.


Esta blusa de malha, com estampa de oncinha está pronta há uns três meses,



Trabalhos e mais trabalhos escolares,

Musicalização, O lúdico na Educação Infantil

Este projeto pretende apresentar a música clássica e criar um brinquedo que produza sons na Educação Infantil. Buscando desenvolver a criatividade, a afetividade, a sensibilidade e a socialização entre outros fatores importantes nessa fase de descobrimento e conscientização sobre o conhecer do mundo artístico.
A proposta de ensino é propiciar um momento de prazer e aprendizagem, dessa forma levando para a classe uma música de Beethoven, em seguida falar um pouco sobre o compositor, de sua obra e à respeito da música clássica no mundo. Sendo esta apreciada por um público seleto, pequeno e em geral por estudantes de música e arte.
Através do ritmo a criança vive experiências muito importantes para seu desenvolvimento intelectual, quando a criança interage com a música as áreas básicas do cérebro começam a se ligar a outras mais complexas. Segundo especialistas cantar, brincar por música na vitrola ou um CD no aparelho de som  enquanto a criança brinca são estímulos simples mas potentes que ajudam o aperfeiçoamento das ligações neurais das regiões sensoriais do cérebro.
Além do que, a atividade musical permite o desenvolvimento da socialização, melhora a capacidade de cooperação e participação da criança.

Atividades:
Apresentar uma música de Beethoven;
Apresentar a biografia de Beethovem;
Produzir uma biografia de si e uma ilustração;
Ouvir a música e produzir um desenho que expresse os sentimentos do momento;
Criar um chocalho;
Brincar, cantar, dançar.

Justificativa:
O envolvimento com o som possibilita a expressão da emoção, do sentimento favorece o conhecimento do corpo e de si de forma prazerosa.


Objetivos:
Propiciar a criança o contato com a música clássica. Criar um brinquedo que emite som, levando as crianças a ouvir e comparar diferentes tipos de sons. Participar de brincadeiras, cantar, dançar, pois elas estão num momento de imaginação e descoberta do mundo.

Metodologia:
Primeira atividade;
Iniciando com uma conversa sobre o compositor Beethoven, em seguida falar sobre a representação dos sons da natureza.

Segunda atividade;
 Tarefa. Escrever uma biografia pessoal junto com os pais e fazer uma ilustração que a represente.

Terceira atividade;
 Ouvir uma música de Beethoven a 9° Sinfonia ao mesmo tempo passar giz de cera sobre o papel, criando um desenho que expresse seus sentimentos.
Apresentar a partitura, uma cópia para cada criança entrar em contato e conhecer como escrita é a partitura de uma música.


Quarta atividade;
 Criar um brinquedo sonoro. Com dois potinhos de iogurtes vazios e iguais, grãos de feijão ou milho para formar o chocalho. Cada criança produzira o seu chocalho. Usando cola e fita colorida para unir os dois potinhos com um punhado de grãos dentro. Também poderá decorar seu chocalho com fitas coloridas como quiser.
Após essa confecção do próprio brinquedo é só brincar e se divertir.



                                               Apresentação das Atividades

Biografia
Alguns artistas como Beethoven encontraram no piano uma maneira de expressar seus sentimentos.
Ludwig Van Beethoven, alemão, nasceu em uma cidade chamada Bonn. Em 1770 começou a tocar piano aos 4 anos de idade. Como músico criou várias peças, como sinfonias, concertos e sonatas. Inspirou-se nos sons da Natureza para compor. Em algumas sinfonias incluiu partes que lembram os cantos dos passarinhos, que era um som de que gostava muito.
Beethoven nasceu na cidade de Bonn e você?
Quais sons da Natureza você mais gosta de ouvir?

                                                         Conclusão
Desde a antiguidade a música faz parte da vida do homem. O significado da música não tem época seus benefícios atravessam tempos e fronteiras. Ela é expressa em vários idiomas. Vê-se que a música constitui uma forma de comunicação muito importante na vida do homem.
Abrir espaço para a criança viver a música, enquanto brinca, dança e cantam, as crianças ampliam suas relações sociais. Usando essa linguagem sonora fundamental capaz de transmitir sensações, sentimentos e o pensamento.
As cantigas são muito conhecidas e fazem parte da rotina escolar da infância, portanto é importante incentivar as crianças a conhecer ritmos, sons e estilos diferentes, como por exemplo, a Clássica incentivando que a criança amplie seu repertório musical e cultural.


                                              Bibliografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...